Quarto Infantil Montessoriano

A técnica montessoriana para decorar um quarto de criança foi inventada pela médica e educadora italiana Maria Montessori. Esses quartos são feitos para estimular a liberdade e curiosidade da criança. Os móveis, os objetos e os brinquedos dela são dispostos a partir do ponto de vista da criança. Tudo fica ao seu alcance. Os móveis possuem os cantos arredondados, acabamento atóxico e de madeira.

A cama deve ficar próxima ao chão, assim a criança dorme com segurança e pode conhecer os cantinhos do quarto por conta própria sem correr o risco de se machucar. A cama “casinha” é a mais conhecida, ela possui ainda grades laterais para evitar tombos.

As estantes são importantes e muito necessárias no quarto dos pequenos, pois eles possuem brinquedos e livrinhos. Coloque estantes ao alcance da criança para ela não precisar pedir ajuda de um adulto quando quiser brincar.

O guarda roupa deve ser pequeno e prático, também na altura da criança, assim ela pode aprender a se vestir sozinha e escolher suas roupas.

No quarto montessoriano não podem faltar os estímulos visuais. Coloque espelhos nas paredes, pinte paredes com tinta para quadro negro e tapetes de EVA com letras e bichinhos.

No chão opte por pisos laminados de madeira, pisos vinílicos ou de madeira de verdade. Coloque tapetes quentinhos e macios para a criança dar seus primeiros passos e começar a engatinhar em um ambiente mais seguro e não no piso gelado.

Para decorar escolha almofadas fofinhas, papéis de parede divertidos e educativos, cestos ou caixas coloridas.

Escrito por Lilian Hennemann

Design de Interiores na Empresa MRA Arquitetura

Fotos e conteúdo exclusivo acesse o instagram: @mraarquitetura



Os comentários estão desativados.