ExpoRevestir 2019 – Uma experiência sensorial

Pelo quarto ano seguido visitei São Paulo em março para aproveitar a Expo Revestir, maior feira de revestimentos da América Latina.

A feira traz os últimos lançamentos para arquitetura e design de interiores. É nessa feira que todo mercado encontra as novidades mais relevantes de porcelanatos e cerâmicas, louças sanitárias, metais para cozinha e banheiro, acabamentos como rodapés e maçanetas, além de pedras, mosaicos, madeiras, laminados e cimentícios.

Passear pelos corredores da feira me proporcionou uma experiência sensorial formidável, tanto no visual quanto nas sensações táteis. Essas sensações não ficaram somente nos porcelanatos como nos outros anos. Esse ano elas apareceram nos metais de banheiros, torneiras, acabamentos de registro, maçanetas de portas e puxadores de móveis.

Os porcelanatos em três dimensões continuam uma tendência forte, porém não mais em grandes volumes, a tendência em 2019 está na impressão 3D. As peças se tornaram quase lisas ao toque, mas, ao olhar elas continuam com o volume do 3D.

Os porcelanatos que imitam pedras naturais, desenhos de flores, frutas e folhas, desenhos geométrico com ilusão de ótica apareceram dando um ar divertido as peças. O “toque aveludado” ou “toque de seda” nos porcelanatos eu achei o máximo, estavam modernos, simples, minimalistas, fácil de combinar, além de extremamente agradável ao toque.

O famoso concreto continua tendência. Esse ano ele apareceu texturizado, em formato de tábuas, bem bruto. Bruto só na aparência, porque no toque era liso. Várias empresas lançaram esse tipo de porcelanato.

As cores apareceram em todos os acabamentos, os tons de rosa, verde e azul estavam bem pastéis e ficaram nas louças para banheiro e porcelanatos, já o amarelo apareceu vibrante, trazendo uma luz natural aos ambientes, ele apareceu em detalhes. Os metalizados continuam fortes como o dourado, cobre, champagne e o clássico prata.

A Docol lançou uma linha de cores novas para os metais e acabamentos. Agora todos os acabamento, inclusive sifão, são encontrados nas mesmas cores. Não teremos mais o problema para encontrar acabamentos com a mesma cor. Outra novidade da Docol foi a torneira para cozinha que além das três temperaturas convencionais de uma torneira – fria, quente e misturada – ela integra três novas funcionalidades: a água superquente, água gelada e água gelada com gás, todas purificadas. As temperaturas variam de 3°C a 98°C. A previsão é que a torneira chegue ao mercado no primeiro semestre de 2020, e ainda não tem uma estimativa de preço.

A praticidade, simplicidade e o minimalismo estão em alta. A famosa frase de Mies Van Der Rohe: “MENOS É MAIS” é o resumo da feira. O extravagante apareceu em pequenos detalhes, dando um ar de luxo aos ambientes minimalistas.

Escrito por Lilian Hennemann

Design de Interiores na Empresa MRA Arquitetura

Fotos e conteúdo exclusivo acesse o instagram: @mraarquitetura



Os comentários estão desativados.