Cozinha, o coração da casa

Final de ano é época de festas e confraternizações, é época de repensarmos no ano que passou e visualizarmos um ano novo. Geralmente fazemos isso em encontros onde cozinhamos, comemos e nos divertimos. Quando fazemos isso em casa é comum estarmos na cozinha ou em espaços sociais propícios para essa finalidade. Foi aí que surgiram as cozinhas sociáveis, quando são parte integrante de uma sala de jantar, de estar ou da área de piscina ou de jardim. É dentro delas que muitas pessoas passam momentos especiais em família ou com amigos.

No centro de toda casa feliz está uma cozinha, por isso não hesite em planejar um novo design para a sua. Confira algumas dicas antes de começar, esteja você reconfigurando ou começando do zero. Dicas para deixá-la mais criativa e funcional:

  • Cozinhas pequenas pedem uma disposição em linha ou uma configuração em forma de L. Espaços maiores podem acomodar ilhas e layouts em forma de U.
  • Estabeleça um layout onde a pia, o fogão e a geladeira sejam colocadas de modo que você possa se movimentar de forma mais eficiente.
  • Você sempre vai precisar de armários. Projete-os para que funcionem de acordo com a altura das pessoas que os usam. Ergonomia é fundamental.
  • As bancadas são importantes, invista em uma superfície resistente como aço inox, pedras naturais, porcelanatos e pedras artificiais como Corian, Silestone e Dekton.
  • Paredes em áreas úmidas de trabalho pedem ladrilhos, cerâmicas, painéis de vidro ou aço.
  • O piso precisa ser resistente e fácil de limpar, assim pense em revestimentos cerâmicos, porcelanatos ou cimento queimado;
  • Trilhos suspensos são um excelente dispositivo para a cozinha. Posicionados acima do balcão, ao lado do fogão ou na área de preparação de comida, podem deixar mais próximos das mão os utensílios do dia-a-dia.
  • Coifas e depuradores ajudam a eliminar o cheiro, a gordura e o calor. Principalmente em se tratando de cozinhas integradas com outros ambientes.

“Uma cozinha precisa ser bonita. Isto é importante, mas ainda mais importante é que ela precisa ser funcional, bem pensada e cuidadosamente projetada.” Fernanda Bourlot, designer

Por Lilian Hennemann

Design de Interiores na Empresa MRA Arquitetura

www.mra.arq.br

mra@mra.arq.br

 



Os comentários estão desativados.